Trinta e sete animais foram adotados e 180 microchipados no Pet Day DownTown, evento realizado neste domingo (12) no shopping a céu aberto da Barra da Tijuca.
A microchipagem é um procedimento para a colocação de um chip sob a pele do animal. O dispositivo terá informações sobre o bichinho, como por exemplo quais vacinas ele tomou.
Além da adoção de cães e gatos, o evento teve palestras, adestramento, teatro de marionetes, microchipagem e o lançamento do terceiro castramóvel do projeto “Caravana Animal”, parceria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UniRio) e Instituto IBS, comprado com recursos de emenda parlamentar.
O castramóvel é um veículo adaptado para castração e tem capacidade para esterilizar 20 animais por dia.
“Esse evento é de extrema importância para conscientizar as pessoas sobre o abandono dos animais e da importância da adoção e da castração.
Diariamente os animais são descartados nas ruas da nossa cidade e é fundamental traçarmos uma política pública de controle de natalidade, com postos de castração e castramóveis em pleno funcionamento”, disse o presidente da Comissão de Direitos dos Animais da Câmara Municipal, vereador Luiz Ramos Filho.
O castramóvel começa a funcionar já nesta segunda-feira (13) e tem capacidade para esterilizar 20 cães e gatos por dia.
O Pet Day teve apoio da prefeitura do Rio, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, com distribuição de mudas para replantio e teatro educativo de marionetes.
“Precisamos ter outros eventos como este, de educação ambiental, cuidados com os animais e adoção responsável.
É de pequeno que se aprende a não maltratar os animais e a natureza. O Pet Day é um presente para os animais e o meio ambiente”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Eduardo Cavaliere.
Evento aconteceu no Shopping Downtown, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. — Foto: Reprodução/TV Globo
Fonte:G1