O cachorro aparentemente encontrou o bebê em uma sacola plástica em que ele havia sido abandonado. Não ficou claro como o bebê sobreviveu no saco sem se sufocar.
Aparentemente, a menina também estava enrolada em uma camisa velha.
A residente Linet Gogany disse que descobriu a menina entre a ninhada de filhotes de cachorro depois que meninos locais disseram ter ouvido um bebê chorar.
Os médicos disseram que o bebê foi abandonado cerca de dois dias antes que o cão a descobrisse. Os médicos encontraram vermes no cordão umbilical do bebê, produto de dias de negligência.
Mas o bebê de 3,3 quilos “está bem e respondendo ao tratamento e tomando antibióticos”, disse um dos médicos à Associated Press
Bebês indesejados são frequentemente abandonados no Quênia, às vezes até jogados em poços. A pobreza e os relacionamentos ruins das mães com os pais costumam ser o problema do abandono.
A falta de assistência aos sistemas policiais e de segurança social do Quênia, significam que a maioria das pessoas que abandonam seus bebês nunca são apanhadas.
“Bebês abandonados geralmente são levados ao Hospital Nacional Kenyatta, porque é um hospital público, as pessoas agora estão doando fraldas e roupas de bebê para neste caso incrível.”, disse Gakuo, da associação Press.