Os cachorros que morreram em Magé, na Baixada Fluminense, após serem vacinados contra raiva, receberam insulina ao invés de imunizante.
O caso aconteceu no sábado (4), na Unidade de Saúde da Família do Britador e foi descoberto após investigação da prefeitura local.
Nesta quarta-feira (8), o município informou que subiu para 11 o número de animais mortos. A 65ª DP (Magé) abriu inquérito para apurar as mortes. Segundo informação do jornalista Edmilson Ávila.
De acordo com a prefeitura, uma falha humana durante a imunização teria ocasionado a morte dos cães.
A gestão afirmou que não houve qualquer irregularidade com a vacina distribuída pela Secretaria Estadual de Saúde aos 92 municípios do estado.
A vacinação dos casos de reações e mortes dos animais aconteceram em um único posto de Magé, na unidade do bairro Santo Aleixo.
A Secretaria Municipal de Saúde do Rio, confirmou o adiamento da vacinação contra a raiva para o dia 25 deste mês.
“Como de praxe na época de vacina, eu costumo trazer minha cachorra no PSF. Eu trouxe, não foi diferente sábado.
Eu corri no quintal, ela estava total tremula, gritava muito, eu fiquei desesperado.
A cachorra saudável, retornei no meu quintal e minha cachorra estava morta igual a um pau, aquilo me doeu muito, é uma vida, a cachorra era uma filha nossa”, lamentou Mário Silva, que nos últimos 16 anos viveu na companhia da cadela Tigresa. O animal morreu no sábado (4).
Uma clínica veterinária da região ficou lotada, a ponto de faltarem insumos para tratar os animais.
A prefeitura do município anunciou que toda a equipe envolvida no processo de vacinação foi afastada.
SES notifica o Ministério da Saúde
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) do Rio, por sua vez, informou que notificou o Ministério da Saúde sobre os problemas para o acompanhamento do caso, que já está sendo investigado.
A secretaria afirmou ainda que não suspendeu a vacinação por entender que esse foi um caso isolado.
O Dia D da vacinação foi no sábado (4) e as próximas vacinas no posto de saúde em Santo Aleixo serão aplicadas apenas na repescagem.
CRONOGRAMA ATUALIZADO DE VACINAÇÃO NA CIDADE DO RJ PARA 2021:
1ª Etapa – 25/09 – Zona Sul, Centro, Catumbi, Rio Comprido, Cidade Nova, Estácio, Ilha do Governador, Mangueira, Benfica, São Cristovão, Praça da Bandeira, Tijuca, Alto da Boa Vista, Maracanã, Vila Isabel, Andaraí, Grajaú e Santa Tere.
2ª Etapa – 09/10 – Manguinhos, Olaria, Ramos, Bonsucesso, Penha, Penha Circular, Brás de Pina, Parada de Lucas, Cordovil, Jardim América, Vigário Geral, Jacarezinho, Engenho da Rainha, Tomaz Coelho, Encantado, Méier, Água Santa, Pilares, Abolição, Engenho de Dentro, Cachambi, Lins de Vasconcelos, Piedade, Engenho Novo, Irajá, Vila Kosmos, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Turiaçu, Vista Alegre, Colégio, Rocha e Vaz Lobo.
3ª Etapa – 23/10 – Madureira, Quintino, Engenheiro Leal, Cascadura, Cavalcanti, Bento Ribeiro, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Jacarepaguá, Barra da Tijuca, Recreio dos Bandeirantes, Vargem Grande, Vargem Pequena, Cidade de Deus, Guadalupe, Acari, Coelho Neto, Anchieta, Costa Barros, Honório Gurgel, Ricardo de Albuquerque e Pavuna.
4ª Etapa – 06/11 –Senador Câmara, Bangu, Vila Kennedy, Padre Miguel, Realengo, Sulacap, Deodoro, Magalhães Bastos, Campo Grande, Inhoaíba, Vasconcelos, Cosmos e Santíssimo.
5ª Etapa – 27/11 – Paciência, Santa Cruz, Sepetiba, Guaratiba, Pedra de Guaratiba e Ilha de Guaratiba.
**Os postos e locais de vacinação em cada área serão divulgados pela prefeitura na semana de cada etapa.
Quem tiver mais de 10 animais em casa poderá solicitar a vacinação residencial pelo 1746 de prefeitura. Nesses casos, a imunização será agendada para depois do término da campanha nos postos.
Fonte:Diariodorio e Prefeitura