Conhecida como Ônibus Castramóvel. Por meio da Subsecretaria de Bem-Estar Animal, a Prefeitura realizará cirurgias de esterilização em cães e gatos na unidade móvel adaptada com centro cirúrgico.
É muito importante castrar cães e gatos para que possamos ter mais controle e, assim, cuidar melhor.
O projeto foi sugerido pelo vereador Luiz Carlos Ramos Filho, autor da Lei 6351/2018, que institui a prestação de serviços de castração de animais em unidades móveis para facilitar o acesso a comunidades carentes.
Orientações sobre a castração de cães e gatos
1) Onde posso castrar meu bicho de estimação?
O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária oferece castração para cães e gatos em duas unidades: no Centro de Medicina Veterinária Jorge Vaitsman (CJV), que fica na Avenida Bartolomeu de Gusmão, 1.120, em São Cristóvão, na Zona Norte; e no Centro de Controle de Zoonoses Paulo Dacorso Filho (CCZ), no Largo do Bodegão, 150, em Santa Cruz, na Zona Oeste.
IMPORTANTE: Devido à pandemia, temporariamente as marcações para cirurgias de castração online estão sendo realizadas EXCLUSIVAMENTE para FELINOS MACHOS e FÊMEAS, com vagas limitadas.
2) A castração é gratuita?
Sim, a cirurgia de castração é gratuita para animais a partir de cinco meses, desde que estejam saudáveis, sem sinal ou sintoma de doença.
3) Como faço para agendar a cirurgia?
Para fazer a marcação é preciso fazer login no Carioca Digital (www.carioca.rio), e clicar em Solicitações à Vigilância Sanitária. Depois, é só acessar o serviço de agendamento de castração de cães e gatos, clicar em Quero Agendar e em seguida em Clique aqui para solicitar novo agendamento.
Na sequência, selecionar o item VISA PETs – Vigilância Sanitária – Serviços de Castração de Animais e prosseguir para a escolha da unidade veterinária a qual deseja marcar a cirurgia, o CJV, na Mangueira, ou o CCZ, em Santa Cruz. Feito isso, é necessário indicar o tipo de atendimento – para cães ou gatos, para macho ou fêmea. Depois é só escolher uma data e um horário disponível e confirmar o agendamento.
O usuário receberá as informações também por email. No dia escolhido para a cirurgia de esterilização, é preciso comparecer à unidade escolhida com no mínimo trinta minutos de antecedência ao horário agendado. É obrigatória a apresentação de exame de sangue (hemograma) para cães e cadelas, realizado nos últimos 30 dias.
A direção do Centro de Medicina Jorge Vaitsman reforça que as cirurgias de castração realizadas na unidade acontecem em dois turnos. Para os agendados para a manhã, o horário de chegada é 7h. Já para as castrações da tarde, é preciso chegar 12h. Importante destacar que é imprescindível o cumprimento do horário, sendo que os animais que não chegaram na hora estabelecida não serão atendidos.
Os procedimentos são feitos de acordo com todos os cuidados das Regras de Ouro para prevenir o contágio pelo coronavírus. Vale lembrar que todos os bichos têm direito à chipagem e cadastro no Registro Geral de Animais (RGA), que traz uma série de benefícios, como a localização dos que se perdem de seus donos e a definição de políticas de saúde pública.
4) Quais os exames necessários para a cirurgia?
Para cães e cadelas, são indispensáveis o hemograma completo e a pesquisa de hematozoários, que devem ser feitos até 30 dias antes da cirurgia e apresentados na data da castração. Para gatos e gatas, esses exames são opcionais e levados também no dia da esterilização.
5) Qual o peso máximo dos animais para serem castrados nas unidades do IVISA-RIO?
De acordo com a Portaria S/IVISA 407, de 22 de maio de 2019, o peso máximo é de 15 quilos. Para o animal acima desse peso, há agenda exclusiva no CJV.