Essenciais para proteger áreas costeiras de tempestades, tsunamis e do aumento do nível do mar, os mangues também têm outra função ambiental importantíssima, desconhecida por muitos: a absorção de CO2.
Segundo o Pnuma, o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, eles são capazes de retirar da atmosfera até cinco vezes mais carbono do que as florestas. Um valor imensurável para o combate às mudanças climáticas – que, no entanto, não é valorizado pelos governos locais.
A esmagadora maioria das iniciativas voltadas ao combate ao aquecimento global consideram apenas a proteção de florestas. Como consequência, de acordo com a ONU, os mangues estão desaparecendo do planeta em uma velocidade assustadora e nunca antes vista na história. No sudeste da Ásia, por exemplo, já não existem mais 80% dos manguezais.
Um dos grandes motivos é a poluição plástica. Isso porque, por ser barreira natural entre a costa e a água, os mangues acabam retendo o plástico que é descartado incorretamente no meio ambiente. Quando sacos de lixo e outros artigos ficam presos nas suas raízes, acabam por privá-los de oxigênio, o que leva à sua morte.
Foto: Matt Curnock/Ocean Image Bank
Fonte: thegreenestpost