A National Geographic Society, organização sem fins lucrativos, anunciou, nesta terça-feira 8, que está oficialmente reconhecendo o corpo de água que circunda a Antártida como um oceano, o quinto do planeta. Com isso, os mapas criados pela instituição e utilizados em escolas ao redor de todo o mundo serão modificados.
“O Oceano Antártico já é reconhecido por cientistas há muito tempo, mas como nunca existiu um acordo internacional nesse sentido, nunca o havíamos reconhecido”, afirmou Alex Tait, geógrafo da instituição.
O que diferencia o Oceano Antártico (Southern Ocean, em inglês) dos outros é sua correnteza, a Corrente Circumpolar Antártica, com águas mais frias e menos salgadas do que as ao norte, diz a instituição, fundada há 133 anos e referência em produção cartográfica. De acordo com o jornal O Globo, em 2000, os limites do Oceano Antártico foram propostos pela Organização Hidrográfica Internacional, mas nem todos os 93 países membros concordaram com a iniciativa.
O reconhecimento da área como um novo oceano, pela National Geographic Society, faz parte dos esforços de chamar atenção para a necessidade de sua conservação, perante as mudanças climáticas e a pesca predatória.
“Acreditamos que um dos maiores impactos será do ponto de vista da educação. Os estudantes aprendem informações sobre o mundo dos oceanos por meio de quais oceanos estão estudando. Se você não incluir o Oceano Antártico, eles não aprendem seus detalhes e como ele é importante”, afirmou o geógrafo.
Fonte: RevistaOeste